Uso do Google torna as pessoas menos confiantes em seus conhecimentos, indica estudo

Pesquisa feita por professor de universidade de psicologia do Canadá concluiu que o acesso ao Google e outras ferramentas informativas da web nos torna menos confiantes em nosso conhecimento. Entenda

*Por Jussara Goyano

Foto Freepik

O acesso ao Google ou outras ferramentas que nos permitem saber coisas pela Internet está nos tornando menos confiantes em nosso conhecimento. Em outras palavras, nossa conexão com a web está afetando a forma como pensamos.

A conclusão é do Professor Evan F. Risko, do departamento de Psicologia da Universidade de Waterloo, do Canadá, que conduziu um estudo recente em que sua equipe pediu a cerca de 100 participantes que respondessem uma série de perguntas de conhecimento geral, tais como nomear a capital da França, por exemplo. Metade deles tinha acesso a Internet. Esse grupo se mostrou 5% mais propenso a dizer que não sabia as respostas.

*Jussara Goyano é jornalista. Estuda Psicologia, Medicina Comportamental e Neurociências, com foco em resiliência, bem-estar e performance. É coach certificada pelo Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento.

**Conteúdo adaptado do texto “Menos confiantes”

Revista Psique Ed. 121