Importância do autocontrole e resiliência no aprendizado

Autocontrole e resiliência estão ligados e são essenciais à aprendizagem, diz estudo. Saiba mais!

*Por Jussara Goyano

Publicado na revista científica Frontiers in Psychology, um estudo da Universidad Internacional de La Rioja, na Espanha, analisou se o autocontrole seria um bom preditor de resiliência (capacidade de superar obstáculos e se fortalecer a partir das adversidades) e como essas habilidades podem auxiliar jovens em situação de exclusão social.

A tarefa dos cientistas foi analisar o comportamento de 365 estudantes espanhóis de 15 a 21 anos, marcados por fracasso acadêmico e acesso restrito ao mercado de trabalho. A conclusão foi de que essas duas habilidades não cognitivas essenciais – a resiliência e a autorregulação – estão realmente interligadas e são igualmente ou até mais importantes do que os aspectos cognitivos no aprendizado acadêmico e sobre a vida. Sendo a resiliência uma capacidade aprendida e não inata, os pesquisadores verificaram como a construção adequada de estratégias de enfrentamento das adversidades na vida acadêmica e profissional era influenciada pelo autocontrole, sendo que este último foi essencial na formulação das melhores estratégias.

Os resultados, de acordo com o professor Artuch-Garde, em comunicado à imprensa, ilustram “a importância de trabalhar habilidades dos alunos que vão além das áreas acadêmicas ou técnicas e que os ajudem a lidar positivamente com as situações adversas que encontram em suas vidas”.

*Jussara Goyano é jornalista e coach certificada pelo Instituto de Psicologia Positiva (IPPC). Atua com foco em performance e bem-estar. Estudou Medicina Comportamental na Unifesp. E-mail: atendimento@jussaragoyano.com

**Conteúdo adaptado do texto “Desenvolvimento humano em pauta”

Revista Psique Ed. 136