Desempenho acadêmico pode ser previsto no DNA

Cientistas mostraram que a previsão de performance está impressa no DNA. Entenda!

*Por Jussara Goyano

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Cientistas da King’s College London mostraram que uma pontuação genética compreendendo 20 mil variantes de DNA explica quase 10% das diferenças entre o nível educacional de crianças com 16 anos. O DNA por si só, portanto, fornece uma melhor previsão do desempenho acadêmico do que o sexo ou mesmo o grit, um traço de personalidade pensado para medir a perseverança e a paixão por objetivos em longo prazo.

Publicado hoje no periódico Molecular Psychiatry, estes resultados marcam um ponto de viragem 39 na previsão do desenvolvimento acadêmico e poderia ajudar a identificar crianças que estão em risco maior de ter dificuldades de aprendizagem.

Pesquisas anteriores com gêmeos descobriram que 60% das diferenças entre o sucesso escolar dos indivíduos são devido a diferenças no DNA. Enquanto isto pode parecer muito longe dos 10% previstos no presente estudo, os autores observam que estudos com gêmeos examinam a soma total de todos os efeitos genéticos, incluindo tanto variantes comuns quanto raras, as interações entre genes e interações gene-ambiente.

Estudos com gêmeos podem, portanto, mostrar a influência genética global sobre uma característica em uma população. Pontuações poligênicas, no entanto, estimam a influência genética somente de variantes comuns, o que explica a discrepância entre esses estudos baseados em DNA e estudos com gêmeos (10% vs 60%).

*Jussara Goyano é jornalista. Estuda Psicologia, Medicina Comportamental e Neurociências, com foco em resiliência, bem-estar e performance. É coach certificada pelo Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento.

**Conteúdo adaptado do texto “Desempenho Acadêmico”

Revista Psique Ed. 127